Páginas

sábado, 8 de agosto de 2009

Pitágoras??... (resp.)

clip_image001

Em relação ao artigo publicado neste blog com o título “Pitágoras??...” a 18 de Julho de 2008, proponho a seguinte resposta:

É interessante como a maior parte das pessoas, com algum conhecimento matemático, quando são confrontadas com este exercício pensam sempre em recorrer ao teorema de Pitágoras para o poder resolver.

O desafio propõe-nos determinar o comprimento da diagonal do rectângulo. Sabe-se que as diagonais do rectângulo são de comprimentos iguais. É fácil reconhecer que a outra diagonal, não visível no esquema, é o raio da circunferência.

Sendo dado o raio da circunferência (5), então o comprimento de a=5.

3 comentários:

Fernando Goy disse...

Mas há como resolver por pitágoras, se você, como eu, não lembra do detalhe da diagonal. Simplesmente porque 5-2=3 dá a medida do lado menor do triangulo e, considerando o fato do desenho estar em devidas proporções, o outro lado é 4. 4²+3²=25=5²
A hipotenusa é 5.
Parece difícil ou trabalhoso? sim, mas considere que, ao invés de possuir todas as informações sobre retângulos, apenas sei as basicas de pitágoras e triângulos.
Eu, particularmente, prefiro manter pouca informação mas que seja útil para tudo, do que me encher de inúmeras respostas rápidas. Sim, minha memória é ruim para decorar.

Francisco disse...

Nao existe isso de proporção de desenho, não tem detalhe que seja feito para lembrar quando se diz que a diagonal é igual do dois lados. Pura observação. Questão feita apenas pra pegar os típicos alunos brasileiros decoradores de fórmulas. Boa!

Sérgio O. Marques disse...

Às vezes a resolução de um problema por métodos diferentes pode levar a resultados inesperados e porventura interessantes.